Hotéis de Belém foram alvo de uma série de fiscalizações feitas pela Secretaria de Estado de Justiça (Seju), por meio da Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Pará). A operação ocorreu entre os dias 9 e 11 de setembro, uma série de fiscalizações em hotéis de Belém. O objetivo das ações, segundo os agentes, foi assegurar o cumprimento dos direitos dos consumidores na oferta de serviços de hospedagem.
Durante as fiscalizações, a equipe do Procon preencheu fichas de orientação em alguns estabelecimentos. As recomendações incluíram a melhoria na disponibilização de informações claras aos consumidores, como o número de acomodações, os serviços oferecidos e a divulgação dos preços praticados em diferentes períodos do ano.
“Caso ocorra, por exemplo, aumento no valor da diária entre o período do Círio e a COP 30, o hotel precisa comprovar o diferencial no serviço prestado para que justifique esse reajuste”, afirmou gerente de análises e reclamações do Procon, Diana Mainieri.
Até o momento, o Procon Pará não registrou denúncias formais de preços abusivos de hospedagem. A diretora do órgão, Gareza Moraes, ressaltou que a comprovação de irregularidades expressas no Código de Defesa do Consumidor pode acarretar auto de infração para o hotel.