A Norwegian Cruise Line (NCL) anunciou o cancelamento de mais de 55 cruzeiros que estavam programados para o final de 2026 e início de 2027. A medida afeta quatro navios da frota: o Norwegian Gem, o Norwegian Dawn, o Norwegian Getaway e o Norwegian Joy. De acordo com o portal especializado Cruise Industry News, os cancelamentos fazem parte de uma reorganização da frota da companhia para a temporada 2026/2027, que inclui a troca de portos-base para dois navios e a substituição de roteiros curtos por viagens mais longas para outros dois.
Passageiros e agentes de viagens com reservas afetadas já estão sendo comunicados pela companhia. A maior parte dos cancelamentos se deve a uma troca de portos entre o Norwegian Gem e o Norwegian Dawn. O Gem, que partiria de Jacksonville, no estado norte-americano Flórida, passará a operar a partir de Tampa, na região do Golfo do México, também nos EUA.
Em movimento contrário, o Dawn assumirá os cruzeiros partindo de Jacksonville. Como resultado desta mudança, todas as viagens do Norwegian Dawn que estavam programadas entre 1º de novembro de 2026 e 28 de março de 2027 foram canceladas.
Da mesma forma, todos os cruzeiros do Norwegian Gem entre 1º de novembro de 2026 e 4 de abril de 2027 também foram cancelados. De acordo com comunicados da Norwegian Cruise Line, ovos itinerários para ambos os navios, partindo de seus novos portos, serão anunciados em breve. Para o Norwegian Getaway e o Norwegian Joy, os cancelamentos foram mais pontuais.
Citando “indisponibilidade de portos”, a NCL cancelou cinco cruzeiros curtos do Getaway em novembro e dezembro de 2026, e quatro do Joy em dezembro de 2026. A companhia informou que estes roteiros mais curtos serão substituídos por viagens “mais longas e imersivas” durante a alta temporada de férias, com os novos itinerários sendo disponibilizados para venda em breve.
Os passageiros com cruzeiros cancelados estão recebendo compensações, como créditos para futuras viagens. Em julho, a Norwegian Cruise Line já havia cancelado outros 40 cruzeiros que estavam previstos para a sua temporada 2026/2027. Na ocasião, a companhia também realizou a mudança para trocar os portos base de dois navios de sua frota.