Redes Sociais

Busca e Apreensão

O Amapá. O MP. Almeirim. O Detran. O Esquema das CNHs. Os Mandados de Busca e Apreensão. Os Servidores

Publicado

em

Na sexta-feira (3), o Ministério Público do Amapá (MP-AP) em ação conjunta com o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) cumpriu oito mandados de busca e apreensão no município de Almeirim (PA), na divisa com o sul do Amapá. Seis dos mandados foram cumpridos no Distrito de Monte Dourado, em Almeirim, e dois na capital paraense, Belém. A Operação Garnele tem como foco a apuração de um esquema de emissão irregular de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs), envolvendo possíveis práticas de falsidade ideológica e organização criminosa.

Em Monte Dourado, as buscas foram realizadas nas residências dos investigados. Segundo os órgãos envolvidos, a ação faz parte de uma investigação que busca desarticular uma rede suspeita de fraudar documentos oficiais e cobrar indevidamente por serviços públicos.  A Operação Garnele foi coordenada pelos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) dos dois estados, com participação do Núcleo de Investigação do Ministério Público (Nimp) do Amapá.

Despachantes e servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) foram indiciados. A investigação conduzida por meio da Divisão Especial de Repressão à Corrupção (Decor) aponta inserção de dados falsos em sistema público e falsidade ideológica. Segundo a polícia, o grupo agiu em 2018 para alterar informações de um veículo no sistema do Detran. A mudança permitiu a emissão de documentos sem o pagamento de tributos obrigatórios.

De acordo com o inquérito, os servidores validaram etapas importantes do processo, dando aparência de legalidade ao esquema. Já os despachantes aproveitaram falhas no sistema para executar comandos que não tinham autorização. De acordo com o inquérito, os servidores validaram etapas importantes do processo, dando aparência de legalidade ao esquema.

Todos os direitos reservados © 2022 O Antagônico - .As Notícias que a grande mídia paraense não publica.
Jornalista responsável: Evandro Corrêa- DRT 1976