Celso Mascarenhas está de volta ao cargo de chefe da Direção Geral da Polícia Científica do Pará. O decreto, assinado pelo governador Helder Barbalho, foi publicado na edição extra do Diário Oficial de sexta-feira,10.
Mascarenhas foi reconduzido ao cargo depois de decisão do Superior Tribunal de Justiça. Atuaram na defesa de Mascarenhas, e que conseguiram a proeza judicial, os advogados Antônio Reis Graim Neto e Naiade Nunes Pinto dos Reis. Celso foi um dos alvos da operação da PF, deflagrada no dia 08 de setembro deste ano, que apura um esquema suspeito de desvios de recursos da Saúde e da Educação no Pará.
À época, Celso foi afastado do cargo, juntamente com outros servidores, entre eles Renata Coelho, diretora do Detran. Por ordem do STJ, ambos voltaram para os respectivos cargos. Leia o decreto abaixo:
DECRETO
O GOVERNADOR DO ESTADO RESOLVE:
designar CELSO DA SILVA MASCARENHAS para responder, até ulterior deliberação, pela Direção Geral da Polícia Científica do Pará (PCEPA), a contar de 14 de outubro de 2025. PALÁCIO DO GOVERNO, 16 DE SETEMBRO DE 2025. HELDER BARBALHO Governador do Estado