O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) teve presença de destaque na 4ª Reunião Ordinária do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), realizada em Maceió (AL), de 8 a 10 de outubro de 2025. A atuação das promotoras de justiça paraenses evidenciou o protagonismo feminino na construção de políticas públicas e na defesa dos direitos humanos. Participaram do encontro representando o MPPA: Luziana Barata Dantas (COPEDH), Fabia Fournier (COPEDS), Patrícia Araújo (COPEIJ), Mariela Hage (COPEDPDI), Renata Cardoso, Vyllya Costa Barra (COPEVID) e Leane Fiuza de Melo (COPEDUC).
Na Comissão de Direitos Humanos (COPEDH), a Promotora de Justiça Luziana Barata Dantas apresentou o projeto SIDH na Rotina, que busca integrar os estândares do Sistema Interamericano de Direitos Humanos à prática ministerial. O ponto alto foi a apresentação da IA DHIAna, ferramenta desenvolvida no MPPA, ovacionada pela comissão, que despertou o interesse de outros entes do Ministério Público nacional.
Na demais comissões, as promotoras de justiça representantes do MPPA também divulgaram suas atividades e projetos institucionais, atualmente desenvolvidos nas áreas da infância e juventude, saúde, educação, proteção à mulher vítima de violência e defesa dos direitos das pessoas com deficiência e idosos.