O procurador regional do Trabalho Hideraldo Luiz de Sousa Machado é o novo chefe do Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá (MPT PA-AP). A posse ocorreu nesta quinta-feira (2), na sede da Procuradoria-Geral do Trabalho, em Brasília (DF), juntamente com os novos gestores e gestoras das 24 Procuradorias Regionais do Trabalho (PRTs) do Brasil para o biênio 2025-2027. A cerimônia foi presidida pelo procurador-geral do Trabalho, Gláucio de Araújo de Oliveira.
Hideraldo Machado ingressou no MPT em 1999 e volta à administração do órgão após oito anos. Ele foi procurador-chefe entre 2015 e 2017 e duas vezes vice-procurador-chefe do órgão (2013/2015 e 2023/2025). Em 2024, foi promovido ao cargo de procurador regional. Sua carreira é marcada pela destacada atuação no combate ao trabalho escravo, sendo um dos fundadores da CONAETE (Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo), da qual foi vice-coordenador nacional por dois mandatos e coordenador regional por outros.
A nova gestão da PRT da 8ª Região contará com a vice-chefia do procurador regional do Trabalho Loris Rocha Pereira Júnior. Com 32 anos de casa, em 2021 foi promovido a procurador regional. Na instituição, foi um dos primeiros a iniciar as viagens pelo interior do país com os Auditores Fiscais do Trabalho e Polícia Federal no combate ao trabalho escravo. Além de sua atuação no MPT, é professor efetivo do Curso de Direito da UFPA, desde o início da década de 90.