Um RexPa emblemático. Como expressão cultural da região da COP 30, o clássico Remo x Paysandu é pauta da imprensa internacional, como também o Círio de Nazaré. Será o Re-Pa número 780. Nunca esse clássico do futebol teve a atenção de tantas regiões do mundo, pelo que representa de tradição, de mobilização e de paixão popular.
Foi programado para este período justamente por esse propósito de visibilidade. No entanto, os clubes, a FPF e a CBF deram pouca importância à oportunidade e nada produziram para associar o Re-Pa à COP. O Leão Azul chega ao clássico Pré-COP em estado de graça e o Papão em situação dramática. Um mirando a Série A e o outro sendo mirado pela Série C para 2026.
Exemplos da fé católica, o atacante azulino Pedro Rocha e o goleiro bicolor Gabriel Mesquita estão experimentando o privilégio de um domingo do Círio em Belém. Pedro Rocha é capixaba e Gabriel Mesquita alagoano. Há outros católicos nos dois times, mas ninguém tão dedicado à fé como eles. Entre jogadores de futebol os evangélicos são maioria. A força espiritual da religiosidade também reflete competitividade, à medida que estimula união, respeito, empatia, consciência de família.