Redes Sociais

Posse

O TJ do Pará. A 3ª Entrância. Os 6 Novos Juízes e a Posse

Publicado

em

O Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) empossou seis novos juízes de direito da 3ª Entrância, nesta quinta-feira, 30, no Salão Nobre da Presidência. A cerimônia é um momento de reconhecimento e formalização do compromisso dos magistrados com a função jurisdicional. Foram empossados, por critério de merecimento e antiguidade, alternadamente, os juízes Rômulo Nogueira de Brito, Luís Augusto da Encarnação Menna Barreto Pereira, Cosme Ferreira Neto, Gerson Mara Gomes, Carlos Magno Gomes de Oliveira e Laércio de Oliveira Ramos. A mesa de honra do evento ainda contou com o desembargador César Bechara Mattar, o presidente da Associação do Magistrados do Pará (Amepa), Líbio Moura, e o juiz de Garantias da Região Metropolitana de Belém (RMB), Heyder Tavares.

 A 3ª Entrância no Pará é formada pelas Comarcas de Belém, Ananindeua, Marabá e Santarém. As entrâncias são divisões territoriais classificadas em 1ª, 2ª e 3ª conforme sua complexidade, levando em conta aspectos como demanda, volume de processos e a estrutura judicial. Na cerimônia, o presidente do TJPA, desembargador Roberto Gonçalves de Moura, destacou que o momento simboliza o fortalecimento institucional e a valorização das trajetórias construídas no serviço à Justiça. O magistrado afirmou que a solenidade representa o reconhecimento de profissionais comprometidos com a ética e o bem público.

“Essa conquista individual é, ao mesmo tempo, uma vitória coletiva da instituição que se renova e se engrandece com magistrados comprometidos”, afirmou o presidente.

O desembargador homenageou cada um dos empossados lembrando suas trajetórias e ressaltou que a posse dos novos juízes reforça a confiança da sociedade no Poder Judiciário e a importância de manter a sensibilidade e o equilíbrio na condução das decisões judiciais.

“Cada um que hoje assume esta nova etapa traz consigo uma caminhada marcada por esforço e perseverança. São anos de estudo, de renúncias e de escolhas feitas em nome da Justiça. Caminhos que exigiram coragem para enfrentar desafios, paciência diante das adversidades e sensibilidade para compreender o outro. Essa trajetória, construída com ética e dedicação, revela a verdadeira vocação de quem julga com equilíbrio e humanidade”, disse.

Em discurso emocionado, o juiz Rômulo Nogueira de Brito falou em nome dos empossados. O magistrado relembrou a trajetória profissional e experiências vividas por ele e seus colegas nas diversas comarcas do interior do Pará, que, segundo o magistrado, lhe proporcionaram um conhecimento sem igual. O magistrado agradeceu ao presidente do Tribunal de Justiça do Pará, aos colegas magistrados, aos servidores e aos familiares.

Ao refletir sobre o papel do Judiciário, o juiz destacou que a força da justiça está na sua missão institucional e não apenas na atuação individual dos juízes, ressaltando o compromisso do Judiciário com a pacificação social e a defesa dos direitos humanos. O magistrado encerrou lembrando que o verdadeiro desafio está em exercer a Justiça com ética, responsabilidade e sensibilidade diante da sociedade.

Todos os direitos reservados © 2022 O Antagônico - .As Notícias que a grande mídia paraense não publica.
Jornalista responsável: Evandro Corrêa- DRT 1976