A desembargadora Elvina Gemaque Taveira, corregedora-geral de justiça do Pará, foi eleita vice-presidente do Fórum Fundiário Nacional de Corregedores-Gerais da Justiça, colegiado que reúne representantes de todo o país para discutir e propor soluções sobre questões fundiárias. As eleições ocorreram durante o 96º Encontro Nacional de Corregedoras e Corregedores da Justiça do Brasil (Encoge) e o 8º Fórum Fundiário Nacional, realizados simultaneamente no Rio de Janeiro, entre os dias 29 e 31 de outubro.
Os eventos reuniram corregedoras e corregedores-gerais de Justiça de todo o país para debater desafios comuns, trocar experiências e consolidar estratégias de atuação integradas no âmbito da magistratura. Para a presidência do Fórum, foi eleito o desembargador Anderson Máximo de Holanda, corregedor-geral do Foro Extrajudicial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). Criado como um espaço estratégico de debate e cooperação institucional, o Fórum Fundiário Nacional tem como objetivo construir soluções conjuntas para os desafios fundiários enfrentados pelos estados, respeitando as especificidades e a autonomia de cada ente federativo.
Entre suas principais metas estão a formulação de propostas para a melhoria da gestão fundiária, a uniformização de procedimentos e o intercâmbio de boas práticas executadas pelas Corregedorias de Justiça em todo o país.
A participação da magistrada paraense na vice-presidência do colegiado representa um reconhecimento à atuação do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) e reforça o compromisso do Poder Judiciário paraense com a modernização e o aperfeiçoamento dos serviços relacionados à regularização fundiária, tanto no Estado quanto em âmbito nacional.