Redes Sociais

20 de Abril

20 de Abril. O Massacre de Columbine. Os 13 Mortos. Os 26 anos da Tragédia

Publicado

em

O Massacre de Columbine, tragédia que vitimou fatalmente 13 pessoas e feriu outras 21, completa 26 anos hoje. No dia 20 de abril de 1999, por volta das 11h20, doze alunos e um professor da Columbine High School, no estado do Colorado, nos Estados Unidos (EUA), se tornaram vítimas fatais de uma chacina escolar. Conhecido como o Massacre de Columbine, o ataque foi cometido pelos jovens estudantes Eric Harris (18) e Dylan Klebold (17), que se suicidaram em seguida.

O atentado de Columbine durou cerca de uma hora e deixou outras 23 pessoas feridas. Segundo a investigação policial, Eric e Dylan buscavam alvos específicos, como atletas e representantes escolares, motivados por um desejo de vingança pelo bullying sofrido durante os 4 anos anteriores. Para perpetrar o assassinato em massa, os atiradores confeccionaram bombas caseiras e compraram duas armas 9 mm e duas espingardas calibre 12, que foram descarregadas um total de 188 vezes.

Columbine se tornou um caso emblemático e é considerado uma das inspirações para autores de outros ataques a tiros em escola, como o caso do Massacre em Suzano, que deixou 8 mortos 11 feridos. Só nos EUA, foram 66 mortes em 22 ataques a tiros em massa nos vinte anos que se seguiram após Columbine, enquanto nas seis décadas anteriores, o número de mortes totalizou 55 em 22 ataques, segundo uma pesquisa da revista americana Estudos da Criança e da Família. 

No Brasil, nos últimos anos, houve casos similares em Medianeira, no Paraná (2018); em Janaúba, em Minas Gerais  (2017) em Goiânia, capital de Goiás (2017); em João Pessoa, Paraíba (2011); em São Caetano do Sul (2011), também na região metropolitana de São Paulo; e em Realengo (2011), no Rio de Janeiro, quando 11 crianças morreram e 13 ficaram feridas. Em 20 de abril de 1999, dois estudantes da Columbine High School, no Colorado, apenas três semanas antes da formatura, invadiram uma escola suburbana armados com espingardas e armas semiautomáticas, matando 12 alunos e um professor antes de cometerem suicídio. Veja abaixo os nomes das vítimas feridas e mortas no Massacre de Columbine:

Kyle Velasquez, 16 anos. Morto por tiros de espingarda na cabeça e nas costas.

Steven Curnow, 14 anos. Morto por um tiro no pescoço.

Cassie Bernall, 17 anos. Morta por um tiro de espingarda na cabeça.

Isaiah Shoels, 18 anos. Morto por um tiro no peito.

Matthew Kechter, 16 anos. Morto por um tiro no peito.

Lauren Townsend, 18 anos. Morta por vários tiros na cabeça, no peito e na parte inferior do corpo.

John Tomlin, 16 anos. Morto por vários tiros na cabeça e no pescoço.

Kelly Fleming, 16 anos. Morta por um tiro de espingarda nas costas.

Daniel Mauser, 15 anos. Morto por um único tiro no rosto.

Corey DePooter, 17 anos. Morto por tiros no peito e no pescoço.

Evan Todd, 15 anos. Sofreu ferimentos leves por estilhaços de uma mesa de madeira em que estava escondido.

Patrick Ireland, 17 anos. Baleado na cabeça e no pé.

Daniel Steepleton, 17 anos. Baleado na coxa.

Makai Hall, 18 anos. Baleado no joelho.

Kacey Ruegsegger, 17 anos. Baleada no ombro, na mão e no pescoço.

Lisa Kreutz, 18 anos. Baleada no ombro, na mão, nos braços e na coxa.

Valeen Schnurr, 18 anos. Ferida por tiros no peito, nos braços e no abdômen.

Mark Kintgen, 17 anos. Baleado na cabeça e no ombro.

Nicole Nowlen, 16 anos. Baleada no abdômen.

Jeanna Park, 18 anos. Baleada no joelho, no ombro e no pé.

Jennifer Doyle, 17 anos. Baleada na mão, na perna e no ombro.

Austin Eubanks, 17 anos. Baleado na mão e no joelho.

Todos os direitos reservados © 2022 O Antagônico - .As Notícias que a grande mídia paraense não publica.
Jornalista responsável: Evandro Corrêa- DRT 1976