O juiz titular da Vara da Infância e Juventude de Ananindeua, Newton Carneiro Primo, lançará no dia 26 de outubro o seu primeiro livro de ficção, intitulado “O amor em meio ao dissenso: Romance de uma época de extremos”. Trata-se de um romance que tem como pano de fundo o Brasil atual, que passa por um intenso dissenso político-ideológico. O livro aborda temas como doença mental, espiritualidade, homossexualidade, aborto e amor. O lançamento ocorrerá na Livraria Leitura Belém, localizada no shopping Pátio Belém, das 18h30 às 21h30.
Sinopse do livro – Tatiana é uma Procuradora da República recém-separada que se vê, de repente, obrigada a assumir sozinha a condução do seu lar e os cuidados com os filhos, e justamente neste momento, de perda e incertezas, acaba se envolvendo com David, um colega de profissão brilhante, mas retraído e repleto de questões internas mal resolvidas. A partir deste improvável relacionamento, Tatiana vê sua história mudar por completo, vislumbrando um sentido para sua vida e a possibilidade de ser feliz de verdade.
No entanto, é surpreendida neste meio-tempo com inesperadas questões envolvendo os filhos, Lucas e Simone, e com alguns fatos mantidos em sigilo por David, que envolvem uma doença misteriosa, e uma sensitividade não compreendida, segredos que, uma vez conhecidos, colocarão em risco o amor dos dois. É em meio à pandemia da Covid-19 e ao dissenso político-ideológico que assola o país, que é travada a luta de David e Tatiana para manter seu amor. A cada desafio que eles têm de enfrentar, sobressai a lição de que, antes de qualquer outra coisa, é preciso buscar o que de fato preenche a alma e traz esperança à vida.
É uma história que, a par da mudança dos tempos, convida o(a) leitor(a) a meditar sobre doença mental, homossexualidade, política, e espiritualidade, convert|endo-se o romance em um pequeno retrato da angústia humana diante da acelerada e incompreendida mudança de valores por que passa o mundo. Somos assim conduzidos a uma estória inserida em uma realidade marcada por extremos opostos, com personagens sendo desafiados a evoluir em suas concepções, a partir não de conveniências pessoais, mas da única coisa que é capaz de mudar o mundo e modificar positivamente as pessoas.