Durante toda a gestão Hélder Barbalho surgiram boatos e especulações em torno da mudança no Comando Geral da Polícia Militar do Pará. Mas o Coronel PM Dilson Júnior demostrou força e habilidade política para permanecer no posto, contando, com o auxílio e assessoria de sua esposa, para muitos uma mulher visionária.
Agora, as articulações e movimentações já acontecem em volta da possibilidade de Dilson Júnior vestir o pijama da aposentadoria. Diante deste cenário, uma das possibilidades seria uma troca, com o Coronel PM Marco Antônio Sirotheau deixando a Secretaria de Administração Penitenciária e assumindo o Comando Geral da PM, e Dilson Júnior assumindo a SEAP. Esse movimento contempla o coronelato, uma vez que os coronéis fechados realizaram os rodízios desejados e ficaram amplamente satisfeitos com a gestão de HB.
Mas, porém, contudo, outros oficiais vem sendo lembrados, como o coronel Sérgio Ricardo Fialho, hoje do staff da Secretaria de Segurança pública, na gestão do Secretário-delegado Ualame Machado. O coronel PM Erick Alexandre Martins Miranda vem pontuando também no meio dos cotados.
Esses dois, caso não consigam o êxito de assumir o comando geral de certo assumiram funções de importante relevância na cadeia de comando da PMPA. Mas quem pode roubar a cena é o Major PM Khistian Batista Castro, lotado na Casa Militar, o mais próximo Ajudante de Ordens do Governador Hélder Barbalho, que acompanha HB em agendas institucionais, particulares e até em viagens internacionais. Khistian é muito cortejado pelos Coronéis PM pela proximidade e intimidade com o mandatário.