Com provas marcadas para o próximo domingo, 10, o concurso PM PA registrou 6.493 inscritos para a carreira de oficial. Conforme dados divulgados pela banca Cebraspe, o quantitativo de candidaturas homologadas representa 16 candidatos para cada oportunidade indicada no edital.
Cabe destacar que, apesar do documento da organizadora separar o número de inscritos, de acordo com o sexo, o concurso PM PA não conta mais com a divisão das vagas entre homens e mulheres. A mudança ocorreu após conciliação para a retomada do concurso, que foi suspenso pelo Supremo Tribunal Federal a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Por meio de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), a PGR solicitava a alteração no artigo 37-A, § 1º, da Lei nº 6.626/2004, inserido pela Lei nº 8.342/16, que limitava o ingresso de mulheres na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros do Pará. Na ocasião, o ministro Dias Toffoli, relator do processo, entendeu que a existência da diferença no número de vagas a serem preenchidas ofendia os valores consagrados na Constituição Federal.