A Universidade Federal do Pará (UFPA) propôs a criação do Centro Integrado da Sociobiodiversidade Amazônica (Cisam) para superar desafios como a escassez de recursos e a retenção de pesquisadores. A iniciativa visa integrar instituições de pesquisa e ensino superior na Amazônia, fortalecendo parcerias em Pesquisa, Ensino e Extensão. A implementação do Cisam tem como propósito reduzir desigualdades, aumentar a produção científica e promover soluções sustentáveis para os desafios regionais.
Principais objetivos incluem somar esforços para avançar em novas pautas e metas de pesquisa com participação ativa da sociedade amazônida, atuar de forma multidisciplinar na coprodução de soluções socioambientais e promover ações inclusivas de Pesquisa e Extensão, com abordagem “de baixo para cima e de dentro para fora”, destacando a liderança ativa das instituições e pessoas amazônidas.
A proposta do Cisam já conta com a adesão de 13 Universidades Federais (UFs) da Amazônia, representando a integração de mais de 13 mil professores e 203 mil estudantes, distribuídos em 840 cursos de graduação e 323 de pós-graduação em diversas cidades amazônicas. Essa colaboração visa alcançar uma ampla cobertura territorial na Amazônia e promover lideranças das instituições de ensino e pesquisa em áreas remotas, buscando solucionar os diversos desafios enfrentados por essas instituições.