Já havia relatos de moradores da região sobre a presença do raro cachorro-vinagre na região. Mas agora, imagens gravadas por armadilhas fotográficas trazem a confirmação, pela primeira vez, de que há uma matilha desse que é o menor canídeo encontrado no Brasil e em risco de extinção, no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, localizado nos estados do Amapá e do Pará.
O cachorro-vinagre (Speothos venaticus), também conhecido como jaracambé, jaguacininga, jaguaracambé, janauíra ou januaíra, tem o pelo em tons de marrom, patas e orelhas curtas e o corpo alongado. Pesa entre 5 e 8 kg, e mede até 70 cm de comprimento, sendo cerca de 15 cm só da cauda.
Esse animal é considerado por muitos pesquisadores como um ‘fantasma’, isso porque devido a seu comportamento muito arisco, seus hábitos são praticamente desconhecidos.
Descrita em 1842 pelo pesquisador dinamarquês Peter Lund, a espécie é observada nos biomas Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia. Todavia, por causa do desmatamento, expansão urbana e ataques e doenças transmitidas por animais domésticos, atualmente o cachorro-vinagre encontra-se em situação de vulnerabilidade e criticamente ameaçado em algumas regiões do país, como no estado de Minas Gerais.
O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque é uma unidade de conservação e o avistamento da matilha de cachorro-vinagre ali é resultado do trabalho do Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP).
Foram instaladas no parque 60 câmeras fotográficas em pontos estratégicos, que tem mais de 38 mil km2 – Tumucumaque é o maior parque nacional brasileiro e já foi a maior unidade de conservação de floresta tropical do planeta.
Além do cachorro-vinagre vivem ali antas, iraras, queixadas, jacamins, mutuns, onças-pardas, capivaras, veados, cutias, tatus, gatos-maracajás, jaguatiricas, dentre outras espécies. Veja abaixo algumas curiosidades sobre o cachorro-vinagre
– O nome cachorro-vinagre se dá porque a urina desse animal tem realmente um cheiro forte de vinagre;
– A espécie vive em matilha porque assim, em grupo, é possível caçar grandes presas;
– Carnívoro, ele pode abater suas presas na terra e na água;
– Da família dos canídeos, pode ser avistado em diversas regiões das Américas Central e do Sul, em países como Costa Rica, Panamá, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e Brasil.