Tá pegando para o futebol paraense. Dos quatro times que participam do campeonato brasileiro , Paysandu ( série B), Remo ( série C) , Águia de Marabá e Cametá ( série D) , nenhum tem uma vitória pra chamar de sua. Até o momento, esses clubes entraram em campo dez vezes e acumulam resultados desastrosos. Somado, o quarteto paraense tem dois empates e oito derrotas no Brasileirão.
Devido aos resultados ruins acumulados, todos os clubes do Pará citados não ocupam posições confortáveis na classificação. O Paysandu, único do quarteto a somar pontos (dois), vive a situação mais “tranquila”, ocupando a 13ª colocação da Série D. Já o Remo, outra equipe da capital, está em condição bem mais delicada: vice-lanterna da Série C, com nenhum ponto ganho.Os clubes do interior também padecem na Série D. Com duas derrotas seguidas, o Cametá está na lanterna do Grupo A2. Já o Águia de Marabá tem apenas um ponto, garantido a duras penas no empate com o Fluminense-PI.
Apesar do péssimo desempenho, o futebol do Pará acumula bons resultados históricos no cenário nacional. Atualmente, a federação paraense ocupa a 13ª colocação entre as demais entidades estaduais. A organização, inclusive, tem posição superior no ranking do que unidades federativas de menor prestígio, como Rio Grande do Norte, Paraíba e Amazonas, que já tiveram equipes com vitórias no Brasileirão deste ano. Levando em consideração apenas conquistas nacionais e regionais, as equipes paraenses possuem dois títulos da Série C, três da Série B, uma Copa Norte, quatro Copas Verde e um troféu da Copa dos Campeões, torneio que deu ao Paysandu vaga à Copa Libertadores da América, a mais importante do continente.
Os times paraenses recomeçam a luta por vitória no final de semana. Azulão e Cametá se enfrentam no sábado (11), pela Série D. Já Remo e Paysandu entrarão em campo no domingo (12), Dia das Mães, pelas séries C e D, respectivamente. Na Terceirona, o Leão recebe o Floresta-CE, enquanto o Papão visita o Mirassol, pela Segundona.