As atrações do terceiro dia do “Parárraiá, o São João da Amazônia” levaram cerca de 150 mil pessoas ao estacionamento do novo Mangueirão, em Belém, na noite de sábado (15).
O evento, promovido pelo governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), apresentou ao público os sucessos de Manu Bahtidão, Dennis DJ, Nattan, Xeiro Verde e a aparelhagem Príncipe Negro.
O governador do Pará, Helder Barbalho, fez questão de comparecer à terceira noite da programação e anunciou o show de Nattan, uma das atrações mais esperadas. Nas redes sociais, Nattan agradeceu ao público paraense e disse que está fazendo parte da história do Pará.
“Um fenômeno”. Escreveu o artista.
Antes de chamar o cantor cearense, o governador anuncio as boas novas: no próximo ano, o “Parárraiá” será ampliado.
“Ano que vem serão dois finais de semana. Vamos trazer mais atrações, valorizar a cultura local, ter um espaço para as quadrilhas se apresentarem. Poder incrementar cada vez mais o maior festival junino da Amazônia. E nós vamos trabalhar para isso”, garantiu Helder Barbalho.
Ele ainda frisou a importância de Belém sediar um grande evento junino.
“Eu estou muito feliz de ver Belém sediar o maior festival junino da Amazônia. Um festival organizado, com mais de 100 mil pessoas. Lotou tudo. Elas acompanharam as quadrilhas, aparelhagens, shows nacionais e locais. Isso garante que Belém entre na rota de grandes eventos. Teve Manu Bahtidão, Dennis Dj, Nattan. Na sexta foi Wesley Safadão e neste domingo tem Joelma. E tenho certeza que cada vez mais vamos avançar”, afirmou o governador do Pará, ao lado da vice-governadora Hana Ghassan.
O “Parárraiá” será encerrado neste domingo (16) com shows de Xand Avião, Joelma, João Gomes, Pinduca e Carabao, além das apresentações das quadrilhas Paraíso Junino e Tradição Junina.
Regina Casé- A apresentadora Regina Casé foi a surpresa da noite ao anunciar o show de Manu Bahtidão. Ela ressaltou a importância do evento para o Estado.
“São João na Amazônia. Tenho paixão pelo Estado e pela floresta. Noite de celebração, música e muita dança. São João no Pará é um encontro com as tradições”, disse Regina.
Um “São João” que garantiu ao público total animação. O motorista Breno Costa, 29 anos, chegou cedo ao estacionamento do novo Mangueirão, acompanhado pela esposa e por amigos, para ver pincipalmente o show de Nattan.
“É o primeiro dia que eu venho. Eu escolhi por causa do show do Nattanzinho. Vou ficar até de manhã”, informou.
Além dos shows, o público vibrou com a evolução das quadrilhas juninas Balão de Ouro e Rainha da Juventude.
“Trouxe meus netos para aproveitarem e conhecerem mais da cultura junina. Olha como eles estão animados”, disse a aposentada Telma Bezerra, 68 anos, ao lado dos netos Caio, 12 anos, e João Miguel, 8 anos.
Além das muitas atrações no palco, o “Parárraia” oferece a Feira de Economia Criativa. Com a curadoria da Secult, a Feira tem 20 espaços voltados à comercialização de produtos artesanais, como joias, acessórios, roupas, óleos e peças em paper craft.
“É um espaço muito importante para quem empreende em Belém, para a gente que trabalha com produtos regionais. As pessoas valorizam muito. E aqui eles sempre compram as que estão com a bandeira do Pará. A gente usa muito e também presenteia”, disse a empreendedora Paola Richeder, 32 anos, que vende camisas com temáticas regionais.
No espaço da Feira também há apresentações culturais. No sábado, a atração foi o grupo Sabor Marajoara. Neste domingo (16), o público assistirá ao Boi Veludo.Com planejamento elaborado pelos órgãos de segurança do Pará, mais de mil agentes atuam em cada noite do evento.
O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM), instalado no estacionamento, coordena as ações e registra ocorrências.As ações das forças de segurança contam com o apoio de uma nova ferramenta tecnológica, o “IMEIGUARD”, que permite a identificação e recuperação de celulares roubados e furtados, inibindo a prática desses crimes.
Na última noite do “Parárraiá”, neste domingo,16, subirão ao palco Xand Avião, Joelma, João Gomes, Pinduca e Carabao, além das Quadrilhas Paraíso Junino e Tradição Junina.