Estudo feito pelo Serviço Geológico do Brasil pode fortalecer ainda mais a posição do país no cenário mundial de mineração após a descoberta de 94 depósitos do precioso metal espalhados por vários municípios em várias regiões. A Amazônia tem o maior número de minas detectadas, com o estado do Pará liderando com 51 novas jazidas, dentro do horizonte de 94 descobertas.
A descoberta pode aumentar em até 30 toneladas a produção de ouro ano no Brasil. Com as descobertas, o Brasil reafirma seu papel como um dos líderes mundiais na produção do metal e aponta para um aumento expressivo na economia.
A região Norte é uma das principais beneficiadas e pode experimentar um fabuloso desenvolvimento econômico, alavancado pela mineração responsável e sustentável. Também os estados do Amazonas, Roraima, Rondônia e Amapá entram na lista de novos centros de exploração mineral.
A exploração do precioso mineral, além de impulsionar o desenvolvimento local, tem o potencial de criar milhares de empregos e trarão milhões de dólares em receita, reforçando a balança comercial brasileira.