A julgar pela enxurrada de ações que os advogados da coligação de Helder Barbalho estão protocolando na justiça eleitoral em desfavor de Zequinha Marinho, a eleição não está “no papo”, como propagandeia os correligionários do Rei do Norte. Só na última contagem O Antagônico contabilizou mais de 20 representações contra o candidato a governador apoiado por Jair Bolsonaro.
Em uma delas a coligação de Helder acusa Zequinha de ter veiculado propaganda na televisão, em 26 de agosto de 2022, fazendo uso de artifícios vedados pela legislação eleitoral. Em outra, alega a propaganda irregular de Zequinha, em relação aos parâmetros utilizados nos nomes do candidato Bolsonaro e Braga Netto, e não os parâmetros utilizados por Helder e sua vice.
Já com relação a entrevista de Zequinha Marinho no “Égua do Podcast”, a coligação de Helder diz que Zequinha proferiu informações claramente ofensivas à honra, mentirosas e gravemente descontextualizadas, acerca do governador, ora candidato a reeleição. E tem outra em que Helder alega que o representado teria utilizado sua conta pessoal em rede social – Tik tok-, como canais para veiculação de propaganda eleitoral, todavia, não teria comunicado os respectivos links à Justiça Eleitoral, por intermédio do Requerimento de Registro de Candidatura – RRC. E por ai vai.
Até agora, a coligação de Helder não foi feliz em seus intentos, tendo todos os pedidos indeferidos pela justiça eleitoral.