Duas mulheres em situação de cárcere conseguiram concluir o ensino superior por meio do projeto de educação e reintegração social chamado “Novas Histórias”, no Pará. Rosa Cravo e Leilane Barbosa Salles são internas da Unidade de Custódia e Reinserção Feminina (UCRF), de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém.
A cerimônia de formatura das duas foi nos cursos de Design de Interiores e Licenciatura em Letras, respectivamente. A modalidade dos cursos foi Educação à Distância (EAD). O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e a Universidade da Amazônia (Unama).
O projeto “Novas Histórias”, que também faz parte do programa “Ser Mulher”, oferece suporte educacional para mulheres enfrentando diversas situações desafiadoras, desde violência doméstica até mães-solo, e agora também para aquelas em privação de liberdade.
O programa já conquistou reconhecimento internacional, recebendo o Catalyst Award 2023 na categoria “Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento”.