Membro da Corte Eleitoral e vice-diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), o juiz Marcus Alan de Melo Gomes assume agora o cargo de vice-presidente do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje). Por seis votos a três, o magistrado foi eleito em assembleia geral realizada online, nesta segunda-feira, 30.09. Com a eleição, Marcus Alan de Melo Gomes vai integrar a Comissão Executiva do Codeje pelo mandato de dois anos.
Fundada em 2013, a entidade tem sede localizada em Recife, capital do estado de Pernambuco. De âmbito nacional e sem fins lucrativos, é composta pelos Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs). Com a missão de representar as EJEs, o Codeje trabalha para a integração e o aperfeiçoamento das escolas, promovendo o intercâmbio e a permanente troca de experiências funcionais e administrativas.
Além disso, atua para o desenvolvimento de ações que incentivem o interesse pelo estudo, pesquisa e produção científica no âmbito da Justiça Eleitoral. Também estabelece critérios e a uniformização nos procedimentos das Escolas Judiciárias, respeitando sempre a autonomia e peculiaridades de cada região.
De acordo com o estatuto do Codeje, a comissão executiva do Colégio é constituída por presidente, vice-presidente, secretário geral e mais seis membros, eleitos pela assembleia geral, para um mandato de dois anos, permitida uma recondução, observado o período do mandato na EJE do respectivo Tribunal Eleitoral dos integrantes.