Há dois dias das eleições municipais as estimativas apontam que a maioria dos prefeitos paraenses que concorrem no pleito devem conseguir a reeleição. Na capital paraense, a dúvida é se haverá segundo turno ou se o candidato Igor Normando, que lidera fortemente as pesquisas, obterá a vitória já no domingo, 06 de outubro.
Em três cidades paraenses, os prefeitos só esperam o fim da votação, vez que são candidatos únicos, para “correr pro abraço”. São eles Weder Makes Carneiro, de Brasil Novo, Eduardo Sampaio Gomes Leite, de São Miguel do Guamá e Wilton Miranda de Lima, de Sapucaia. O detalhe é que os três gestores são do MDB, partido do governador Helder Barbalho. Aliás, O MDB deverá fazer, nesta eleição, a maior bancada de prefeitos da história.
Em Ananindeua, as intenções de voto apontam a reeleição do prefeito Daniel Santos, do Solidariedade. O mesmo deve ocorrer em Marituba, com a reeleição de Patrícia Mendes, do MDB. Santa Izabel do Pará deverá eleger Neneco, do MDB, como novo gestor. Em Castanhal a vitória aponta para a reeleição de Paulo Titan. Em Altamira, Dr Loredan deverá vencer a disputa. Em Itaituba, no oeste paraense, o deputado Wescley Tomas, que lidera o grupo de oposição, deverá ser eleito o novo prefeito, desbancando o candidato apoiado por Wlamir Climaco, atual prefeito.
Em Marabá, as amostragens apontam para a vitória do deputado estadual Chamonzinho. O mesmo ocorre em São Felix do Xingu, com a provável reeleição de João Kleber. Outra que deverá se reeleger é Elizane Soares, prefeita de São João do Araguaia, irmã da cantora Liah Soares. Já Barcarena aponta reeleição tranquila de Renato Ogawa. Em Paragominas, a cadeira de prefeito deverá trocar de titular, com a vitória do ex-prefeito Sidney Rosa.
Outra cidade que deverá mudar o comando municipal é Tucuruí, onde a ex-deputada Eliane Lima lidera todas as pesquisas. Curionópolis aponta para a reeleição de Mariana Chamon. O mesmo deverá ocorrer em Canaã dos Carajás, com a reeleição de Josemira Gadelha. Consuelo Castro é outra prefeita que deverá se reeleger em Ponta de Pedras. Na região do Marajó, em Soure, NIc Júnior, do PT, deverá se eleger prefeito, derrotando Paulo Vitor, filho de Iran Lima. Ulianópolis aponta a vitória da emedebista Kelly Uliana.
Em Dom Eliseu o prefeito Silon Gama também deverá se reeleger. Em Aurora do Pará, a bela prefeita Vanessa Gusmão deverá ficar no cargo por mais quatro anos. Em Peixe Boi, o candidato Naldo Morais deverá ser confirmado nas urnas como o novo prefeito, desbancado Neto Cavalcante, atual prefeito e candidato a reeleição. Tucumã aponta para a reeleição de Dr Celso.
Nos municípios de Irituia, Salinópolis e Moju a briga promete ser acirradíssima, sendo que em Moju existe uma ligeira vantagem do candidato do PT, Dourão, que disputa a prefeitura com o candidato apoiado pela prefeita Nilma Lima. Rondon do Pará deverá reeleger Adriana Andrade no cargo de prefeita. Já em Parauapebas a vitória de Aurélio Goiano é dada como certa.
Em Altamira a briga é ferrenha entre o atual prefeito Clodomiro Araujo e o candidato Loredan. A mesma situação se verifica em Cametá, com a disputa entre o prefeito Victor Cassiano e Pompeu. Em Itupiranga a batalha direta é entre o prefeito Benjamim Tasca e o candidato Godô. Bagre e Curralinho devem eleger pai e filho, sendo Clebinho em Bagre e Kleber Edson em Curralinho.