O Antagônico publica, com exclusividade, os nomes das quatro pessoas presas na manhã desta quarta-feira,16, no Cartório do Único Oficio de Igarapé Açu, durante a operação denominada “Garfos”, deflagrada pela Polícia Civil do Pará. São eles Pedro Hugo Palha de Souza, titular do cartório, Thiago Augusto de Souza Braga, responsável substituto, Fernando Cleidson Quadros da Silva e Paulo Cezar Souza Santa Brígida, sendo os dois últimos escreventes.
O cartório de Igarapé-Açu é investigado por fraudes com compra e venda de bens, carros e imóveis. Oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos pelos agentes da Delegacia Especializada em Investigações de Crimes de Estelionato e Outras Fraudes (DEOF) em Belém, Ananindeua, Castanhal e Igarapé- Açu. O cartório também teve suspensão e afastamento de atividades públicas, relativos a cartórios localizados no município de Igarapé-Açu na operação, sob comando do delegado Wellington Vale Sousa, da DIOE.
O delegado-geral Walter Resende disse que, “após várias diligências das nossas equipes policiais, foi possível arrecadar elementos e informações suficientes à representação pelas cautelares, especialmente pela prisão preventiva da associação criminosa, sendo deferida pelo Juízo de Igarapé-Açu, o doutor Cristiano Magalhães”. Segundo a PC, as investigações concluíram pelo indiciamento por crimes de associação criminosa e falsificação de firma, com ocorrência desde o ano de 2021.
Foram apuradas práticas de falsificação de escrituras públicas em registro de imóveis e documentos de autorização para transferência de veículos automotores. As vítimas sequer tinham conhecimento do registro de firmas na sede dos cartórios. A força-tarefa contou com o efetivo de mais de 30 policiais civis e todo o material apreendido passará por perícias para que possam auxiliar nas investigações que continuam a fim de aprofundar a resolução do crime pelos indiciados, de acordo com a PC.