Apesar de sagrar-se vitoriosa na urnas, a prefeita de Abaetetuba, Francineti Carvalho, ainda não pode abrir a garrafa de champanhe: isso porque a coligação ‘A Mudança Começa Agora’, encabeçada pelo candidato Adamor Dias Bitencourt, ingressou na justiça eleitoral com uma reclamação alegando a ocorrência de várias ilegalidades ocorridas no dia da eleição, que teriam desequilibrado o pleito, fazendo a balança “cambar” para o lado de Francineti Carvalho. Pelo resultado oficial , que é contestado pela coligação reclamante, Francineti Carvalho ganhou a eleição por uma diferença de apenas 32 votos.
Dentre as situações mais graves, está a não expedição de zerézima, antes do inicio da votação, das urnas de 20 seções eleitorais. Em outras 4 seções foi registrada a ausência de boletim de urna. E não é só isso. A coligação ingressou com o pedido de suspeição da juíza eleitoral Fernanda Azevedo Lucena e do servidor Alan Marques de Carvalho, chefe do cartório eleitoral, por terem indisponibilizado acesso da coligação a documentos importantes da apuração, com antecipação de juízo de valor antes mesmo de ter sido impugnado o resultado das urnas.
A coligação aponta ainda ausência de garantia ao direito de fiscalização da eleição; impedimento ao exercício do direito de impugnação perante às Mesas Receptoras de votos; falta de transparência no processo de votação, apuração e totalização da eleição em Abaetetuba; recusa da presidente da mesa receptora de votos da Seção 200/388 de registrar a impugnação da fiscal da Coligação A Mudança Começa Agora quanto à ausência de emissão do Boletim e do Resumo da Zerésima da Urna.
Na reclamação, a coligação requer a anulação dos votos das 25 seções eleitorais, em razão das irregularidades apontadas e que seja reprocessada a totalização da eleição para, na forma da Lei Eleitoral, proclamar o novo resultado, passando a constar como eleitos Adamor Dias Bitencourt e Cláudio Lobato Corrêa, respectivamente prefeito e vice-prefeito.