A subida do Remo à Série B e a ativação das ligas (Libra e LFU) no mercado das transmissões de futebol pela televisão criaram um cenário improvável. Dos 20 clubes da Série B, só Leão e Papão são da Globo, através da Libra. O que isso significa?
Obviamente, as redes de TV e plataformas vão priorizar, em suas telas, a visibilidade de seus clubes. Remo e Paysandu tornam-se produtos da Globo e, se forem estratégicos na comunicação, terão, nos próximos anos, a visibilidade que jamais tiveram em âmbitos nacional e internacional. Isso influencia na cotação das marcas, na abertura de novas possibilidades comerciais e torna os clubes mais atrativos como vitrines para jogadores.
Remo e Paysandu juntos no pacote de atrações da Globo em pleno ano da COP 30. Os dois clubes precisam aproveitar esse ano tão singular para um salto de relevância. Protagonistas da Amazônia, especialmente da cidade-sede da COP 30, Remo e Paysandu precisam se mostrar ao mundo com engajamento, desenvolvendo ações ambientais.
É importante e muito oportuno fazer parte do movimento mundial com ações inteligentes e produtivas. Isso é questão de imaginação e atitude. Por enquanto, o futebol limita sua contribuição ao recolhimento e à exploração responsável do lixo a ser produzido no Parazão, em boa iniciativa da FPF.