Uma das envolvidas no escândalo milionário da família Kós Miranda, a advogada Gessiane Valéria Nascimento da Costa, foi presa na manhã desta segunda-feira, 20, em Belém. Gessiane, que até então estava foragida, se apresentou espontaneamente na Vara de Execuções Penais da Capital.
Esta é a segunda vez que Gessiane, que também é ex-cartorária, é presa na investigação do GAECO que apura um grande esquema que visava a obtenção de empréstimos bancários milionários por meio de fraudes. Em setembro do ano passado, ela foi presa em São Paulo, juntamente com o ex-cartorário Diego Kós Miranda, que seria o líder do bando. Diego, que conseguiu liminar no TJ do Pará, teve prisão decretada novamente e passou muito tempo foragido, sendo preso em novembro do ano passado.
Gessiane Valéria Nascimento da Costa é apontada pelo MPPA como peça fundamental para o cometimento dos crimes. Ela agia como gerente financeira da quadrilha, responsável por administrar o dia a dia, enquanto Marcus Vinicius e Diego Kós Miranda estavam ausentes em viagens. Além disso, ela operava transações financeiras e dava ordens para funcionários no escritório montado para a empresa de “fachada”. Ela tinha procuração pública para atuar em nome da companhia. Há evidências de que grupo criminoso tenha aplicado golpes em diversas entidades financeiras, alcançando mais de R$ 30 milhões só na praça de Belém.