O governo federal estuda instalar dois aeroportos executivos no Pará em 2025 para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30). “No momento, estão sendo realizadas análises de viabilidade para a execução e instalação, uma vez que a ideia é que esses equipamentos já estejam funcionando durante a COP 30”, explicou o Ministério do Turismo. Há expectativa que haja mais voos desse tipo para a região por conta do transporte de líderes, autoridades, executivos e outras pessoas que participarão dos eventos da conferência que será realizada em novembro.
De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, a aviação executiva é relativamente mais poluente que a aviação comercial e pode representar um consumo médio de carbono de cinco a 14 vezes maior por passageiro se comparado com a aviação comercial. A pasta incentivará que haja um compartilhamento de aeronaves pelos líderes.
“O uso da aviação executiva por líderes e participantes das reuniões da COP é um tema que se apresenta a cada edição. Nesse sentido, há um entendimento geral sobre o uso cada vez mais eficiente dessas aeronaves ano após ano, especialmente por parte dos líderes de estado”, informou o ministério.
“Assim, essa questão se faz presente no âmbito dos preparativos para a participação das lideranças brasileiras, sendo promovida a ideia do uso compartilhado de aeronaves oficiais e o fomento à prática de carona entre líderes do empresariado”, prosseguiu.
Na COP 29, realizada no ano passado em Baku, no Azerbaijão, o Brasil se comprometeu a diminuir as emissões de gases de efeito estufa e divulgou que prevê reduzir suas emissões entre 59% e 67% até 2035.
Visita- Uma missão oficial da delegação da ONU iniciou nesta segunda-feira (20), em Belém, uma visita para discutir os preparativos para a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima). Os especialistas internacionais são acompanhados por técnicos dos governos do Brasil, do estado e municipal, em reuniões de campo para conhecer a infraestrutura hoteleira, planos de logística de transportes, segurança pública e saúde pública.
A COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre o Clima) ocorre de 10 a 20 de novembro, em Belém do Pará.Entre as ações em andamento, está a melhoria do setor de turismo da cidade para a hospedagem das 50 mil pessoas esperadas para o evento.
As ações devem criar mais 26 mil novas habitações para receber as pessoas credenciadas para a COP30 durante os 10 dias de debates. As visitas técnicas são uma rotina em todas as COPs e acontecem várias vezes ao longo do ano e em todos os países que recebem a Conferência.