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A Cesta Básica. A Selfie. O Golpe. A Febraban e o Alerta 

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Aviso aos incautos: a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu um alerta sobre um novo golpe que tem vitimado clientes bancários em todo o país. Conhecido como “golpe da selfie”, a fraude consiste em criminosos que se passam por representantes de instituições ou programas sociais para enganar as vítimas.

Segundo a Febraban, os golpistas entram em contato afirmando que a pessoa foi contemplada com uma cesta básica, um benefício previdenciário extra ou brindes. Para receber o suposto benefício, é solicitada uma selfie para comprovação. No entanto, o que ocorre é que os criminosos utilizam a imagem para autenticar operações bancárias fraudulentas.

Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, orienta a população a nunca aceitar esse tipo de solicitação de desconhecidos. “Fique atento e não aceite este tipo de abordagem, porque é golpe. Jamais aceite o pedido de um desconhecido para tirar uma selfie para receber qualquer coisa que lhe ofereça”, alerta.

A Febraban reforça que os sistemas bancários utilizam tecnologia sofisticada de reconhecimento biométrico, impossibilitando o uso de imagens retiradas de redes sociais. Contudo, ao obter uma selfie diretamente da vítima, os criminosos podem validar transações fraudulentas.

Outra modalidade da fraude envolve a entrega de brindes falsos, como flores, cosméticos ou chocolates. Nesse caso, a vítima é abordada por um falso entregador, que solicita o pagamento de uma taxa de entrega com cartão. O visor da maquininha está propositalmente danificado ou o golpista desvia a atenção da vítima para que ela digite a senha no campo destinado ao valor da compra.Para evitar cair nesses golpes, a Febraban recomenda:

Nunca aceitar brindes inesperados sem verificar a procedência;

Evitar fornecer dados pessoais em links enviados pela internet;

Recusar realizar pagamentos se o visor da maquininha estiver danificado;

Não aceitar tirar selfies para receber prêmios ou brindes.

A entidade reforça a importância da atenção redobrada e da comunicação com os bancos em caso de suspeita de fraude.

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Jornalista responsável: Evandro Corrêa- DRT 1976