O ensino fundamental do Colégio Militar de Belém obteve o primeiro lugar entre as escolas públicas da região Norte no Sistema de Avaliação da Educação Básica, do Ministério da Educação. Os dados foram divulgados no dia 16 de setembro e referem-se ao ano de 2021. O Sistema de Avaliação da Educação Básica coleta dados da educação desde 1990.
O sistema, idealizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), consiste em uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. Por meio de testes e questionários das disciplinas de Português e Matemática, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes.
Esses níveis são descritos em escalas de proficiência para cada uma das áreas e etapas avaliadas. Já o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um índice baseado nas taxas de aprovação aferidas no Censo Escolar e nos resultados apurados no Sistema de Avaliação.
O Colégio Militar de Belém foi a escola pública mais bem qualificada da região Norte do Brasil, o 3º lugar no Sistema Colégio Militar do Brasil, e 56º lugar em todo o país, em um universo de mais de 46 mil escolas participantes. O Colégio não realizou o exame do Ensino Médio, pois a educação secundária ainda estava em fase de implantação em 2021. O resultado do Colégio Militar de Belém é um exemplo do padrão de ensino do Sistema Colégio Militar do Brasil.