Redes Sociais

Alerta

O Amazonas. A Mpox. Os 35 Casos Confirmados. A Vigilância Sanitária e o Alerta

Publicado

em

O Amazonas registrou um aumento nos casos confirmados de Mpox, que subiram de 33 para 35 entre o boletim anterior e o divulgado nesta quarta-feira (7) pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-RCP). Desde 1º de janeiro até 7 de maio de 2025, foram notificados 94 casos suspeitos da doença, com 40 descartados e um ainda em investigação. Até o momento, não há registro de mortes.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) orienta que pessoas com sintomas como febre, cansaço intenso e lesões na pele procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Casos suspeitos são encaminhados para coleta de amostras nas unidades de referência. Gestantes, crianças e pacientes com sintomas graves devem ser levados à Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), em Manaus.

Para evitar a transmissão, as autoridades reforçam cuidados como evitar contato direto com lesões, manter as mãos limpas, usar máscara em locais fechados e praticar sexo seguro. A FVS-RCP informou ainda que vem fortalecendo as ações frente aos casos e notificações da Mpox, reforçando a resposta coordenada à doença junto às vigilâncias em saúde municipais. O alinhamento das estratégias de enfrentamento ao avanço da doença ocorreu no formato online.

Todos os direitos reservados © 2022 O Antagônico - .As Notícias que a grande mídia paraense não publica.
Jornalista responsável: Evandro Corrêa- DRT 1976