A região próxima ao município de Parauapebas, no sudeste do Pará, registrou dois tremores de terra em menos de 24 horas. O primeiro ocorreu na noite de terça-feira (9), às 21h03, e o segundo na manhã desta quarta-feira (10), às 6h46, ambos no horário de Brasília.
De acordo com a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), os dois sismos tiveram magnitude de 4.2 mB e foram registrados pelas estações da rede e analisados pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Segundo a RSBR, houve relatos de que o primeiro tremor foi sentido por moradores da região. Até o momento, não há informações sobre danos estruturais ou feridos. Com esses dois novos eventos, o Pará já contabiliza cinco abalos sísmicos em 2025. O estado tem registrado uma frequência incomum de tremores neste ano, com magnitudes variando entre 2.3 e 4.3.
O maior tremor já registrado na área ocorreu em abril deste ano, em Parauapebas com magnitude 4.3 na Escala Richter — o maior já registrado na região desde 1900, segundo o catálogo do Centro de Sismologia da USP.
O fenômeno ocorreu na madrugada do dia 3 de abril e também foi sentido pela população local.
Além dos eventos desta semana e do episódio de abril, o Pará já havia registrado outros três sismos em 2025:
– 9 de janeiro – tremor de 2.8 MLv em Parauapebas;
– 17 de janeiro – abalo de 2.3 mR em Novo Repartimento;
– 28 de janeiro – tremor de 2.9 mR em Tucuruí.
As causas dos tremores ainda estão sendo investigadas, mas especialistas apontam que a região pode estar sujeita a falhas geológicas que, embora pouco conhecidas, vêm apresentando sinais de atividade.