A 4ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Belém recebeu, nesta quinta-feira, 10, visita da advogada Jordana Athias, consultora do Prêmio Innovare, para a etapa de avaliação presencial do projeto Sensibilizando para a Paz, que concorre à premiação deste ano. A iniciativa foi institucionalizada pela Presidência do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) por meio da Portaria nº 705/ 2024-GP.
Prevista no regulamento do Innovare, a visita objetiva verificar a execução, resultados e potencial de replicação das iniciativas. O projeto Sensibilizando para a Paz consiste na realização de círculos de diálogo com estudantes, seguidos de exposições dialogadas sobre justiça restaurativa e cultura de paz, em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e Universidade do Estado do Pará (Uepa).
A iniciativa busca sensibilizar futuros profissionais da educação para prevenção de conflitos, escuta ativa, empatia e resolução pacífica de problemas no ambiente escolar, contribuindo para redução da judicialização e para construção de comunidades mais inclusivas e respeitosas.
A visita da consultora Jordana Athias foi acompanhada pelos(as) servidores(as) da 4ª Vara da Infância e Juventude de Belém – Diego Martins, Ana Paula Tavares, Christiana Cativo e Zeni Gomes –, cuja titular é a juíza Guísela Haase de Miranda Moreira, coordenadora da equipe responsável pela idealização e execução do projeto.
A equipe reforça o compromisso com a promoção de soluções inovadoras e humanizadas para o tratamento de conflitos, fortalecendo a justiça restaurativa como caminho para pacificação social e respeito aos direitos de crianças e adolescentes.