O ex-Procurador-Geral de Justiça do Estado, César Bechara Nader Mattar Júnior, foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), em vaga destinada ao Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), conforme previsto no Quinto Constitucional. A nomeação foi oficializada nesta quinta-feira, 7 de agosto, pelo governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, após recebimento da lista tríplice encaminhada pelo TJPA.
A lista tríplice foi composta a partir de votação realizada pelo Pleno do Tribunal de Justiça no dia 6 de agosto, com base na lista sêxtupla apresentada pelo MPPA. Durante o processo de escolha, César Mattar Júnior obteve a unanimidade do Pleno, com 27 votos no primeiro escrutínio. Completaram a lista tríplice os promotores de justiça José Edvaldo Sales, com 18 votos do terceiro escrutínio, e Mônica Rei Moreira Freire, com 19 votos no quarto escrutínio.
César Bechara Nader Mattar Júnior ingressou no Ministério Público em setembro de 1994 como promotor de Justiça, após atuar como advogado e defensor público. Exerceu o cargo de Procurador-Geral de Justiça do MPPA nos biênios 2021-2023 e 2023-2025, além de ter presidido o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) no período de maio de 2023 a maio de 2024, sendo o primeiro membro do MP paraense a ocupar essa presidência.
No decorrer de sua trajetória, também presidiu a Associação do Ministério Público do Estado do Pará (AMPEP) nos biênios 2006/2008 e 2008/2010, ole a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) entre 2010 e 2014, sendo o primeiro presidente de um MP do Norte a presidi-la.