De pai para filho. O presidente da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, o Bruno Mendes Carmona, chancelou um Acordo de Cooperação Técnica com a Clínica São Lucas. O termo tem por objeto a promoção e o desenvolvimento, no âmbito da Santa Casa e da Clínica São Lucas, mediante mútua cooperação das partes, dos programas e atividades de ensino, pesquisa e extensão, voltados às Residências Médicas e Multiprofissional em Saúde por um prazo de 60 meses.
Estaria tudo bem, não fosse o dono Clínica São Lucas, nada mais, nada menos que o médico anestesista Antônio Tadeu Campos Carmona, não por acaso pai do presidente da Santa Casa. Tudo em casa. Assina como responsável pela São Lucas, Michel Jorge Neto, sócio administrador da empresa. Michel é uma espécie de laranja da família Carmona.
Mesmo o termo de cooperação técnica não envolver repasses financeiros, o nepotismo está escancarado. Mais a mais, até as pedras sabem que Bruno Carmona, que também é sobrinho do deputado estadual Martinho Carmona, já tem vários parentes empregados no hospital. O trem da alegria inclui a madrasta, Renata Soeiro Carmona, e a filha dela, Rafaela Soeiro, que sequer batem ponto.
Na prática, a Santa Casa virou um fabuloso negócio de família. O contrato, presente de Bruno para o pai, tem validade de 5 anos. O setor em questão, de ensino e pesquisa, envolve dezenas de milhões de reais. Não foi por acaso que, na mesma edição do Diário Oficial, foi publicada a portaria de contratação de empresa especializada em palestra de storytelling.
Trocando em miúdos, mesmo que Bruno Carmona seja substituído na segunda gestão de Helder, (tudo é possível), ele estará com o “burro na sombra” pelos próximos 60 meses, com total controle e monitoramento de uma verdadeira máquina de fazer dinheiro. A Fasepa e outras entidades, inclusive internacionais, injetam milhões na área. Isso porque a FSCM forma muitos residentes, fator que requer muitos investimentos. Tanto isso é verdade que já está no forno um acordo milionário com o hospital Cíntia Charone, cuja portaria deverá ser publicada muito em breve.