A presidência do IBAMA emitiu uma nota técnica solicitando o aproveitamento do cadastro de reserva do último concurso público, a transformação de cargos de nível médio em superior e a reestruturação do quadro de cargos de nível superior. O concurso publicado em 2021 ofertou, no total, 568 vagas e até o momento, já foram nomeados 729 candidatos, sendo 560 da ampla concorrência, 28 de PcD e 141 de cota.
A informação foi obtida pelo próprio IBAMA através de e-SIC. Na nota técnica, o Instituto explica que há necessidade urgente de incremento imediato do quadro de pessoal, de modo a possibilitar o ingresso de servidores, de modo a evitar a paralisação de atividades relacionadas à resolução da grave crise ambiental. Assim, se faz urgente a aprovação de decreto específico que autorize a nomeação de candidatos aprovados e não convocados, compreendendo o cadastro de reserva concurso, ou seja, 257 vagas. Foi apresentada uma proposta de transformação de cargos, que tem por objetivo uma maior qualificação da força de trabalho do IBAMA, considerando o nível de complexidade das atividades e a diversidade temática das áreas de atuação da Autarquia.
Nesse sentido, foi proposto transformar os 1.174 cargos vagos de Técnico Administrativo em 538 cargos de nível superior, sendo 379 cargos de Analista Administrativo e 159 cargos de Analista Ambiental. Além da transformação de cargos de nível intermediário em superior, também foi sugerido o incremento de 697 cargos de Nível Superior (Analistas), sem aumento de despesa, pela transformação de 489 cargos de Nível Superior e 456 de Nível Intermediário.