Redes Sociais

Educação

A Edilza Fontes. O AP. O Irmão. Os Carros de Luxo. A Lancha e as Viagens de Família

Publicado

em

O Antagônico publica hoje a última parte da matéria especial sobre a denúncia do MPF que pede a condenação do engenheiro e ex-reitor do IFPA, Edson Ary Fontes, irmão da Secretária Estadual Edilza Fontes. Em depoimento prestado ao procurador Alan Mansur, a nacional Emylia Helena Veloso dos Santos, ex-mulher do denunciado

Alex Daniel, que convivia de perto com os componentes do grupo criminoso, ressaltou o protagonismo de Edson Fontes no grupo e indicou parte dos bens por ele adquiridos com o produto dos crimes. Segundo Emylia, os recursos desviados da Funcefet eram movimentados em dinheiro vivo, sem do que  dos bens de Edson, comprados com dinheiro da Fundação e IFPA, todos os carros foram comprados por Alex Daniel, diretamente na concessionária, como dois automóveis Gol; uma Pajero TRF4, uma Hilux uma L200, sendo o último adquirido para comprada para Tatiane, esposa de Edson Ary.

A depoente foi ainda mais longe ao afirmar que todos os móveis comprados para a casa do ex-reitor foram comprados por Alex Daniel na loja Eletromóveis. Até uma lancha foi comprada para Edson Fontes, segundo Emylia, com dinheiro do esquema.

“Em várias ocasiões vi o Alex transitando com altas somas de dinheiro em espécie oriundos da Fundação. O Alex fazia todos os pagamentos pessoais de Edson Ary e do Armando Barroso, tais como cartões de crédito, planos de saúde e até a empregada, tudo isso com recursos da Fundação”.

Declarou a depoente frisando que com relação ao desvio das bolsas da Fundação, sabia que Edson as distribuía para vários conhecidos e parentes sem qualquer qualificação, como os parentes de sua esposa, além de estudantes do grêmio estudantil e DCE.

“As sobras de programas, como PROCAMPO, UAB, MINTER eram divididas entre Edson, Alex e os coordenadores do programa.”

Disse Emylia em depoimento frisando que existiria documentação de um apartamento de Edilza Fontes, atual mandatária da Sectet, pago com recurso da Fundação.

Para o MPF, depois das investigações e o rastreamento do destino do dinheiro depositado nas contas do IFPA ficou claro que Edson Ary, usou de recursos públicos em benefício próprio para custear suas passagens aéreas, hotéis, compra de veículos, obras de sua residência, além de beneficiar seus parentes como sua ex-mulher, seus filhos, a candidatura de sua irmã e a escola de samba a ele vinculada.

E teve a farra das passagens aéreas. Segundo a investigação do MPF, Edson Ary Fontes bancou, com dinheiro do IFPA, diversas viagens para sua família, com destinos variados, dentre os quais a Argentina. Conforme relatório emitido pela Dinastur- Dinastia Viagens e Turismo Ltda os beneficiários das viagens foram:

Edilza Fontes (irmã do ex-reitor) – Várias passagens emitidas

Fábio Pontes,

Taiane Souza (esposa do ex-reitor)

Sury Fontes (filha de Taiane)

Carla Luz (irmã de Taiane)

Armando Costa Jr

Aline Rocha

Jadson Lago

 Leandro Oliveira

 Izabela Pantoja

 Luana Lima Ana Carolina Pinto

 Carla Silva (cunhada do ex- reitor)

 Roberto Franco

 Amarildo Souza

 Sérgio Batista,

 Arthur Carvalho

 Raquel Brício

Verificou-se assim que além de parentes do Reitor terem viajados às custas dos recursos do Instituto, foram emitidas passagens até para membros do movimento estudantil que davam apoio político à sua gestão no IFPA. E  além de terem a passagem custeada pelo dinheiro do contribuinte, os viajantes ainda recebiam diária.

Todos os direitos reservados © 2022 O Antagônico - .As Notícias que a grande mídia paraense não publica.
Jornalista responsável: Evandro Corrêa- DRT 1976