Um flagrante de propina em plena luz do dia no centro de Belém. Um leitor nos enviou vídeos onde agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana de Belém, SEMOB, abordam o motorista de um caminhão baú em frente ao prédio residencial Rio das Flores, situado na avenida Almirante Wandenkolk, entre Municipalidade e Senador Lemos.
De acordo com informações fornecidas pela pessoa que registrou as imagens os agente da SEMOB atravessaram na frente do caminhão, obrigando o mesmo a parar. Em seguida, os agentes conversam demoradamente com o motorista. Em dado momento o condutor do veículo vira a tela de seu celular para um dos agentes, o que seria a comprovação de um pagamento via PIX.
Logo depois, o motorista cumprimenta o agente da SEMOB e segue em direção ao caminhão. Ato continuo, um agente joga um papel rasgado no chão, o que seria uma multa. O papel foi recolhido pelo autor das imagens, que fez uma foto e enviou à nossa reportagem. Nos papéis emendados, se verifica que realmente se trata de um Auto de Infração de Trânsito, da Secretaria de Mobilidade Urbana, órgão da Prefeitura Municipal de Belém, baseada no artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro que diz que “conduzir veículo sem estar licenciado tem como penalidade a apreensão e remoção”.
Como mostram os vídeos abaixo, as penalidades não foram aplicadas pelos agentes da SEMOB. Muito pelo contrário, liberam o motorista e foram embora após uma conversa e visualização em tela de celular, de provável transferência via PIX.
Publicamos abaixo a foto da multa rasgada e os vídeos, para que a SEMOB e o Ministério Público, caso entendam cabível, tomem as devidas providências e para que o leitor tire suas próprias conclusões: