Com a promessa de tornar o sonho de um carro voador realidade, a Aska informou ter realizado testes de voo e já ter recebido um Certificado de Autorização e Certificação de Aeronavegabilidade Especial da FAA. Um passo que poderia ser considerado singular, já que não é um certificado de tipo completo. No entanto, não parou aí.
A Aska também anunciou o ponto de alcance mais radical, sendo o primeiro carro voador elétrico a receber autorização para dirigir em vias públicas do departamento de veículos motorizados (DMV) dos Estados Unidos. A informação foi dada pela própria empresa que desenvolveu o projeto, através de um comunicado de imprensa.
O veículo ASKA A5 custa US$ 789.000 e reúne atributos de um veículo de passeio e de um helicóptero. Trata-se de um carro de quatro lugares do tamanho de um SUV, capaz de viajar em velocidades de rodovia com um avançado sistema híbrido de alcance estendido. O protótipo já teria realizado com êxito testes de direção de 300 milhas ao redor do Vale do Silício, com uma placa emitida pela DMV. Para ser certificado pela DMV, um carro que deve atender aos critérios obrigatórios de testes de colisão, como zonas de deformação, airbags e sistemas de cadeirinhas infantis – então precisa-se trabalhar muito para este objetivo.
Até agora, a futurista empresa já recebeu mais de 60 pré-encomendas, equivalentes a um faturamento de US$ 50 milhões em pré-vendas. O objetivo de começar a produção em larga escala está estimado para 2026, após a aprovação de certificação de tipo da FAA. Se tudo der certo na certificação, a empresa poderá entregar o A5 de maneira oficial, como veículo construído em casa ou como kit para montagem.