O Antagônico recebeu e publica grave denúncia relatando descaso com deficientes auditivos na Universidade do Estado do Pará, especificamente no Programa de Pós-graduação em Educação PPGED/UEPA. A denúncia relata que em 2019 ocorreu a aprovação, para o doutorado, de uma mulher com deficiência auditiva. Devido a pandemia e a falta de infraestrutura da universidade para o ensino remoto, as aulas do doutorado e mestrado em educação foram suspensas, retornando às atividades somente em 2021.
Todavia, o descaso permaneceu, com aulas remotas em que raramente foi verificada a participação de intérpretes de libras, o que impediu a participação da deficiente auditiva nas atividades. Ainda segundo a denúncia, a situação de descaso e exclusão persiste, com a suspensão das aulas. E mais grave: existe outra pessoa deficiente no Programa, um mestrando surdo que está sofrendo as mesmas sanções devido à ausência de políticas que garantam a permanência e assegure os direitos previstos por lei.
A denúncia já chegou à coordenação do programa de pós-graduação em educação. Mas, porém, contudo, um silêncio sepulcral foi a resposta. Que coisa feia !!!