Está autorizada a realização de um novo concurso AGU para a área Administrativa. O aval do governo visa preencher 400 vagas no quadro de Apoio. O novo concurso AGU está autorizado! A Advocacia-Geral da União recebeu aval do Governo Federal para o preenchimento de 400 vagas em cargos da área administrativa. Todas as oportunidades são para quem tem nível superior, nos seguintes cargos:
administrador: 154 vagas
arquiteto: cinco vagas
arquivista: duas vagas
analista técnico-administrativo: 90 vagas
contador: 47 vagas
economista: 35 vagas
engenheiro: 18 vagas
estatístico: sete vagas
médico: três vagas
psicólogo: dez vagas
técnico em assuntos educacionais: 20 vagas
técnico em comunicação social: nove vagas
A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 27, e está assinada pela ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck. O prazo para a publicação do edital é de seis meses, ou seja, até 25 de março de 2024.
Segundo a AGU, parte das vagas autorizadas (221) é composta por cargos vagos que foram redistribuídos. Essa redistribuição foi realizada pelo órgão e confirmada em ofício acessado pela reportagem. Dos 221 cargos, 110 são oriundos do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec) e 111 do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Vale lembrar que, em maio deste ano, a Advocacia-Geral da União enviou um pedido de concurso AGU 2023 visando ao preenchimento de 2.300 vagas, sendo elas para os cargos de: analista técnico administrativo (2.100); eanalista em TI (200). Na justificativa do pedido, enviado na ocasião ao MGI, a AGU afirmou que a solicitação visava ao fortalecimento da estrutura do quadro de profissionais técnico-administrativos para atuação na área meio.
O aval, no entanto, foi apenas para 400 vagas, como consta na portaria.O cargo de analista técnico administrativo foi contemplado no último edital e teve como requisito o nível superior completo em qualquer área. Em 2018, as remunerações eram de R$6.203,34. A banca organizadora foi o Idecan.