Redes Sociais

Ouro

A Altamira Gold. O Projeto Cajueiro. A Reserva Maria Bonita. As 720 Mil Onças de Ouro

Publicado

em

A empresa Altamira Gold anunciou a descoberta de uma significativa reserva de ouro no depósito conhecido como Maria Bonita, parte do projeto Cajueiro, localizado na divisa entre os estados do Pará e do Mato Grosso. O achado representa a primeira identificação de um depósito de ouro do tipo “pórfiro” já registrada no Brasil, segundo a mineradora. De acordo com o relatório técnico elaborado pela VMG Consultoria, com base em normas internacionais, a reserva estimada é de aproximadamente 720 mil onças de ouro — o equivalente a cerca de 20 toneladas do metal precioso. Com o preço médio de mercado de R$ 18 mil por onça, o valor total pode ultrapassar os R$ 13 bilhões.

A pesquisa geológica identificou cerca de 50 milhões de toneladas de solo mineralizado, com teor médio de 0,45 grama de ouro por tonelada. Em áreas mais rasas do depósito, o teor é ainda mais elevado, com até 0,92 grama por tonelada, totalizando 329 mil onças de ouro com maior teor.

As estimativas são resultado de 31 perfurações realizadas pela Altamira, totalizando quase 5 mil metros de sondagem. Destas, 29 foram analisadas para compor os dados finais de volume e concentração do minério. Segundo a empresa, Maria Bonita é apenas uma das nove áreas promissoras no entorno do projeto Cajueiro. A Altamira Gold já anunciou planos para expandir as perfurações e investigar o potencial aurífero de outros pontos da região. A expectativa é de que, com o avanço dos estudos e da exploração mineral, novas jazidas possam ser identificadas, ampliando o impacto econômico e a geração de empregos na região norte do país.

Todos os direitos reservados © 2022 O Antagônico - .As Notícias que a grande mídia paraense não publica.
Jornalista responsável: Evandro Corrêa- DRT 1976