A promotora de justiça Ana Maria Magalhães, em um pleito histórico, foi eleita, na sexta-feira,28 de junho, a nova presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Pará (AMPEP), para o biênio 2024-2027. Depois de 22 anos uma mulher volta a comandar a entidade.
A chapa de Ana Maria, a “AMPEP mais Forte”, obteve 265 votos, 111 a mais que a “ União e Independência, que teve 154 votos. A chapa derrotada, que tinha como presidente e vice os promotores Samir Dahas e Fábia Fournier, tinha apoio de pelo menos três ex-presidentes da Ampep, dentre eles Manuel Murrieta, que também é ex-presidente do Conamp.
A votação ocorreu das 9h às 17h presencialmente, na sede da associação; e através do sistema “VotaNet” do Tribunal Regional Eleitoral (TER) do Estado do Pará.
Em nota, a Ampep desejou sucesso a Ana Maria, parabenizou as duas chapas participantes e elogiou a “postura democrática e respeitosa adotada por ambas durante toda a campanha eleitoral, que resultou num pleito transparente e participativo, o que fortalece o diálogo e a representatividade entre os membros do Ministério Público.”