Ana Paula Arósio, atriz que foi descoberta dentro de um supermercado, está há quase 13 anos longe da TV, desde que viveu a Ana Beatriz da série “Na Forma da Lei”, da Globo. Ana Paula Arósio é bisneta de imigrantes italianos da Lombardia. Revelada na versão do SBT da novela “Éramos Seis” (1994) e protagonista de “Hilda Furacão” (1998), “Terra Nostra” (1999) e “Esperança” (2002), ela, que viveu tragédias pessoais, como o suicídio do namorado, que se matou na frente de Arósio, praticamente trocou a fama e a carreira vitoriosa na telinha e nos palcos pela vida anônima. Tanto que Ana Paula, 47 anos, acaba de recusar uma proposta milionária da Globo para retomar o trabalho na TV.
Aliás, esse não foi o primeiro trabalho recusado pela atriz nos últimos anos – em 2015, a artista foi cogitada para um dos papéis na novela “Velho Chico”. Cinco anos antes, deixou o elenco de “Insensato Coração” de última hora. Por outro lado, Ana Paula estrelou em 2020 uma propaganda publicitária que ironizava o seu sumiço da televisão. Já em 2022, a atriz faltou à pré-estreia em São Paulo do filme protagonizado por ela “Primavera”.
Ana Paula, até setembro de 1996 já, havia estampado aproximadamente 250 capas de revistas, algumas internacionais, morado no Japão, e atuado pela primeira vez no filme “Forever” (1990, aos 14 anos) e em peças como “Batom” (1995).
Morte do pai – Já na vida pessoal, precisou lidar com a morte do pai, Carlos, em decorrência de problemas pulmonares após três semanas de internação, em novembro de 2015. Na época, o genitor morava em um condomínio da terceira idade em Ribeirão Preto (SP) e estava afastado da filha famosa. Quatro meses antes, em julho, a mãe de Ana Paula Arósio havia comentado outra hospitalização do marido, portador do Mal de Parkinson. Mas ao ser questionada sobre sua relação com a filha, Claudete Aparecida resumiu: “Prefiro não falar nada sobre esse assunto”.
Suicídio do noivo – Em 1996, o então noivo da atriz, o empresário Luiz Carlos Leonardo Tjurs, cometeu suicídio com um tiro na boca, na frente dela, em um violento ataque de ciúmes, um mês antes do casamento do casal.”Ela entrou em estado de choque, passou vários dias sedada e ainda precisou dar minuciosos depoimentos para a polícia”, relatou “O Globo”. Antes de morrer, Tjurs que era frequentador de uma igreja evangélica chamada Vida Nova, escreveu uma carta de despedida relatando o ciúmes que sentia da noiva. Numa das partes, ele cita o apresentador Serginho Groisman que teria ficado com Ana Paula Arósio.
Serginho, em entrevista, disse que era amigo da atriz, mas que nunca chegou a namorar com ela. No dia em que prestou depoimento na delegacia, Ana Paula Arósio estava tão abalada que chegou a desmaiar três vezes. Na época, ela tinha 21 anos de idade. Durante muito tempo, a carta de despedida do noivo permaneceu em segredo. Somente agora é que ela vazou na internet.
Na época, Ana Paula gravava a novela “Os Ossos do Barão”, no SBT, trama que só estrearia em abril de 1997. “Fui ao fundo do poço, mas já voltei”, declarou a atriz naquele mês. Embora Ana Paula tenha retornado à televisão após essa tragédia, o evento marcou profundamente sua vida pessoal.
Após esse acontecimento, Ana Paula envolveu-se com vários homens famosos. Namorou os atores Marcos Palmeira e Tarcísio Filho; relacionou-se com o diretor Ricardo Waddington e com o cavaleiro Remo Tellini. Manteve um romance com o jogador de polo João Paulo Ganon, com o fotógrafo Pablo de Souza e também namorou o médico Fábio Henrique Rossi.
Em 2009 começou a namorar o arquiteto e cavaleiro Henrique Plombon Pinheiro. Casou-se com ele, em uma cerimônia discreta, em seu sítio, no município de Santa Rita do Passa Quatro, a 253 quilômetros de São Paulo, no dia 16 de julho de 2010, quando fez 35 anos. Desde então, a atriz abandonou sua carreira e optou em viver reclusa no sítio. Se dedica à criação de cavalos. Em 2015 se mudou com o marido para a zona rural de Swindon, Inglaterra, onde reside desde então.