O governo federal, em parceria com empresas do setor de turismo e navegação, vai adotar o uso de navios de cruzeiro para ampliar a capacidade de hospedagem para a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém.
As embarcações, que ficarão ancoradas no porto de Belém durante o evento, oferecerão aproximadamente 4,5 mil quartos, contribuindo significativamente para aumentar a capacidade de acomodação da cidade.
O evento internacional ocorrerá em novembro de 2025.O terminal hidroviário regional, atualmente localizado no armazém 9, terá sua área duplicada para cerca de 4 mil m², abrangendo também o terminal 10, e vai funcionar como receptivo para os hóspedes dos navios.
Outros empreendimentos estão em andamento em Belém, como a construção de dois hotéis na região portuária. Também será construído um hotel modular próximo ao Hangar que ficará de legado para a cidade após a Conferência. No local, funcionará um novo centro administrativo do governo do estado.