Redes Sociais

Celebridade

A Flávia Alessandra. A Carteira da OAB. A Faculdade de Jornalismo. A Estátua em Arraial do Cabo

Publicado

em

Flávia Alessandra não é só dona de personagens marcantes de grandes tramas da TV Globo. Durante uma participação no “Altas Horas”, a atriz, que ganhou uma estátua em sua homenagem em Arraial do Cabo, contou que chegou a fazer dois cursos ao mesmo tempo na Universidade do Estado do Rio de Janeiro: direito e comunicação social, já que não tinha garantias suficientes de que a carreira de atriz decolaria. Apesar de ter desistido do curso de comunicação social após três anos, Flávia concluiu o de direito e chegou a tirar a carteira da OAB e advogar por um tempo, antes de abandonar a carreira em definitivo. 

Flávia Alessandra é filha de uma professora, Rachel de Melo Martins da Costa, e de um comandante da marinha, Hélio Lima da Costa. É a filha caçula, e possui dois irmãos: Keila e Hélio Júnior. Nascida na cidade do Rio de Janeiro e criada em Arraial do Cabo, na região dos lagos, no litoral fluminense, Flávia tem nacionalidade portuguesa, adquirida graças a seu avô paterno português, natural de Ponte de Lima. Seus outros avós são brasileiros, mas são todos filhos de portugueses.

Aos 17 anos, em busca de melhores condições de vida, mudou-se com sua família para o Rio de Janeiro, onde prestou vestibular para Comunicação Social e Direito, passando nos dois cursos, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, passando a frequentar os dois cursos ao mesmo tempo, um pela manhã e o outro à noite. Após cursar três anos de Comunicação Social, abandonou o curso.[6] Formou-se em bacharel de Direito e conseguiu formar-se como advogada, ao passar na prova de seleção e tirar a carteira da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Montou um escritório e atuou por alguns anos na profissão, fazendo curso de teatro paralelamente ao trabalho de advogada. Ao formar-se como atriz, optou por seguir seu desejo, que sempre foi atuar.

Carreira – Estreou na televisão com a telenovela Top Model (1989), pelo concurso do Domingão do Faustão, Melhor de Três, ficando em primeiro lugar, e deixando Adriana Esteves e Gabriela Duarte, em 2° e 3° Lugar. No final, as três participaram da novela. Em 1990, fez uma participação no filme Boca de Ouro com o Walter Avancini dirigindo. Em 1995, participou da novela História de Amor, interpretando a personagem Sônia. Em 1997, viveu a personagem Dorothy Williams Mackenzie na novela A Indomada.

Em 1998, participou da novela Meu Bem Querer, onde interpretou Lívia, uma das vilãs da trama. No mesmo ano, participou também dos episódios da série Mulher. Em 2001 viveu a sua primeira protagonista em horário das 21 horas: Lívia Proença de Assunção de Porto dos Milagres, e em 2002 interpretou mais uma personagem chamada Lívia, a protagonista de O Beijo do Vampiro, uma dona-de-casa cercada por vampiros. Em 2003, atuou no filme Por Um Fio ao lado de Tarcísio Filho. No ano seguinte, o curta-metragem, Pato com Laranja.

No ano de 2005, integra no elenco de Alma Gêmea, novela do horário das 18 horas, interpretando a grande vilã Cristina. A personagem lhe rendeu muitos elogios por sua atuação e a novela conquistou uma das melhores audiências da teledramaturgia brasileira. Logo após, a atriz posou para a edição de 31° aniversário da revista Playboy, em agosto de 2006, num ensaio fotografado por J.R. Duran.

Em 2006-2007, interpretou a personagem cômica Vanessa em Pé na Jaca, que fez muito sucesso com suas roupas e acessórios entre o público feminino. Ainda em 2007, integrou o elenco da novela Duas Caras, onde interpretou a dançarina Alzira, uma personagem que na sinopse não teria destaque na trama, mas que por conta do sucesso que fez, ganhou bastante espaço na novela, se tornando uma das protagonistas da trama.

Em 2009, entra para o horário das 19 horas, em Caras & Bocas, interpretando a protagonista Dafne, outra personagem de muito sucesso em sua carreira. A personagem seria de Priscila Fantin, mas com a recusa da atriz, o papel ficou para Flávia Alessandra.

Em dezembro do mesmo ano, posou pela segunda vez para a Playboy. Em 2011, volta para o horário das 19 horas, em Morde & Assopra, interpretando duas personagens principais da trama: Naomi humana e Naomi robô. Em 2012, voltou ao horário das 21 horas, na novela Salve Jorge, como a veterinária e tenente da cavalaria Érica. Em 2013, volta para o horário das 19 horas, em Além do Horizonte, na qual interpretou Heloísa, a mãe da protagonista Lili, interpretada por Juliana Paiva.

Em janeiro de 2015, fechou o trio de apresentadores do Caldeirão de Ouro ao lado de Jorge Fernando e Luciano Huck. Em seguida, apresenta o quadro: O Mundo secreto dos bebês – Aprendendo a Falar’. Em 2016, voltou ao horário das 18 horas, na novela Êta Mundo Bom!, interpretando a vilã Sandra. Em 2018, retorna às novelas em O Sétimo Guardião, onde interpreta Rita de Cássia, uma mulher sensual e misteriosa.

Em 2020, volta à televisão na novela Salve-se Quem Puder, onde interpreta uma das protagonistas da trama, a socialite Helena. Flávia foi casada de 1992 a 2002 com o diretor Marcos Paulo, com quem teve sua primeira filha, Giúlia Martins Simões, nascida em 25 de fevereiro de 2000. Em 14 de outubro de 2006 se casou com o ator Otaviano Costa.[38] Dessa união, teve sua segunda filha, Olívia Martins da Costa, nascida em 5 de outubro de 2010.

Todos os direitos reservados © 2022 O Antagônico - .As Notícias que a grande mídia paraense não publica.
Jornalista responsável: Evandro Corrêa- DRT 1976