Discreta e avessa à holofotes, a vice – governadora do Pará, Hana Ghassan, começou a “dar as caras”. E a moça começou dando entrevista exclusiva para o G1 Pará, falando sobre a realização da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima – Cop 30, que será realizada em novembro de 2025 na capital paraense.
Para Hanna, que é presidente do comitê estadual para o evento, a conferência “promete deixar um legado de investimentos e obras para a capital paraense.”Segundo ela, os 28 meses que faltam para o evento serão suficientes para melhorias necessárias na cidade, incluindo infraestrutura. “Temos os projetos que ingressamos, por exemplo, os 13 corredores viários, com postes de iluminação solar, fiação subterrânea. Temos a questão dos ônibus elétricos, com ar-condicionado, estamos pedindo financiamento”, disse.
Ainda de acordo com a vice-governadora do Pará, além de mapeamento de toda rede hoteleira em Belém e região metropolitana, há possibilidade de usar leitos em outras cidades, como Salinópolis. Hospedagens por aplicativo também devem ser usadas. O governo também está em contato com a empresa que venceu a concessão do aeroporto de Belém. A expectativa é que investimentos sejam antecipados para que o aeroporto possa receber mais voos.
Além disso, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) está ajudando a avaliar a realização de outras COP, assim como outros grandes eventos no Brasil. O governo começou, em parceria com a prefeitura, limpeza de ruas na capital. Viaturas do Detran entregues há uma semana foram adesivadas em inglês também focando na COP.