A presidente do Tribunal de Justiça do Pará, desembargadora Maria de Nazaré Gouveia dos Santos, e os desembargadores Pedro Pinheiro Sotero e José Torquato, receberam o título de Cidadã e Cidadão Marabaense, em solenidade realizada pela Câmara Municipal de Marabá, na quinta-feira, 28. O título é concedido a personalidades pelos relevantes serviços, por décadas ou anos, nos mais diversos setores da sociedade, contribuindo, assim, para o enriquecimento da história e o desenvolvimento de Marabá.
Em seu discurso de agradecimento, a presidente destacou que era uma honra ser agraciada com o título. “Ser reconhecida como cidadã de um lugar tão especial é algo que ultrapassa qualquer expectativa, porque vai além das origens geográficas: significa ser acolhida de coração”, afirmou.
O desembargador Pedro Sotero, que morou em Marabá e iniciou a carreira como juiz substituto, também falou da emoção de receber a honraria. “Hoje torno-me Cidadão Marabaense de direito, pois de fato já o sou desde criança, quando aqui cheguei com minha família em busca de melhores condições de vida. De minha terra de origem, Ipixuna, só restam ruínas e lembranças, vez que com a construção da barragem boa parte ficou submersa, em razão disso trazia comigo um sentimento de exílio que hoje deixa de existir”.
Já o desembargador José Torquato falou sobre a relevância da Comarca e de como a elevação é um reconhecimento que já vinha sendo buscado há anos. “Para região é muito importante porque vai fixar os juízes aqui, inclusive do entorno para fazer carreira”.