E o clima segue pesado, e tenso, na Quadrangular do Pará. Atualmente, quatro pastores têm peso eleitoral na igreja: Josué Bengtson, presidente estadual, o ex-deputado Paulo Bengtson, hoje secretário de Estado da SEDEME (cota do pai), Martinho Carmona (MDB ), deputado estadual com maior número de mandatos na Alepa e Lourival Pereira, titular da Igreja Quadrangular do Bairro do Guamá.
Lourival, apesar de não ter mandato eletivo, detém a paternidade política de alguns parlamentares: estamos falando do vereador Neném Albuquerque e da deputada federal Renilce Nicodemos, ovelhas de Pereira no Guamá, e que tiveram pleno apoio do pastor Lourival nos pleitos passados.
Existe uma forte conversa que a cúpula da Quadrangular tenta, e não é de hoje, remover o pastor Lourival Pereira da titularidade da Igreja Quadrangular do Guamá. Mas, porém, contudo, a influência política de Lourival, interna e externa, tem sido atrapalho aos planos de alguns. E isso, caros leitores, é o motivo do descontrole do presidente nacional da Igreja Quadrangular, Mario Oliveira. Lembram dele? Aquele que jogou o microfone no chão e de aquela debandada esquisita !!