A raposa vigiando o galinheiro. O médico Bruno Carmona, presidente da Santa Casa de Misericórdia do Pará, foi o escolhido para coordenar a Comissão do Qualifica Saúde, programa regido por uma Lei Estadual que incentiva as qualificação dos profissionais do SUS através das residências em saúde.
Anteriormente, o Qualifica saúde era administrado pela UEPA. Porém, devido a irregularidades no pagamento das bolsas o Programa, que tem recurso da ordem de R$ 7 milhões, foi tirado da universidade estadual e entregue para os Carmona. Na prática trocou-se seis por meia dúzia.
Veja abaixo o desabafo indignado de um leitor com relação aos desmandos que estão acontecendo na Santa Casa:
“Como pode este senhor coordenar um programa que visa o incentivo e o aprimoramento das residências se ele está coordenando um desmonte é uma série de irregularidades e ações antiéticas com as residências da Santa Casa. Sabemos da residência de anestesia, onde ele demitiu todos os anestesistas que eram preceptores e eram professores da UFPA, para, no lugar deles, colocar a sua cooperativa de médicos anestesistas, ficando a residência sem os preceptores formados e qualificados. Há também a residência de reumatologia que foi desfeita por ele, acabando com o ambulatório de especialidades dispensando os professores da UFPA e deixando sem assistência mais de 9 mil pacientes cadastrados. Recorrer a quem ???”