Um novo concurso Sefa PA (Secretaria de Fazenda do Pará), para auditores e fiscais é necessário e urgente! A declaração é do presidente do Sindifisco-PA, Charles Alcantara. Segundo o presidente, desde setembro de 2023, quando o Sindifisco PA expôs a carência de auditores e fiscais, a situação se agravou ainda mais. O déficit de auditores fiscais alcança níveis mais críticos nas atividades de fiscalização e arrecadação da Receita. A Cemetran Itinerante é um dos exemplos mais dramáticos da carência de recursos humanos na fiscalização estadual.
Alcantara reforça que a falta de auditores e fiscais, a escassez de estrutura e a ausência de segurança expõem não só os trabalhadores, mas também comprometem a capacidade do Estado de combater a sonegação e a evasão fiscal. A arrecadação de impostos é fundamental para garantir investimentos em infraestrutura, educação e saúde. No entanto, a ausência de profissionais especializados reduz a eficiência da administração tributária e aumenta a vulnerabilidade da economia paraense. O presidente conclui afirmando que o recente esforço governamental, por meio da Secretaria de Fazenda (Sefa), para intensificar ações de fiscalização tem sido insuficiente diante da falta de pessoal.
Dessa forma, Alcantara afirma que a realização do concurso público para auditores e fiscais não é apenas uma necessidade, mas uma urgência inadiável para o fortalecimento da economia estadual e o aprimoramento da administração tributária no Pará. Vale lembrar que o secretário de Fazenda do Pará, René de Oliveira, afirmou durante entrevista realizada em junho de 2024, que o concurso para o cargo de Analista Fazendário seria publicado entre os meses de julho e agosto de 2024, e que o certame para Auditor Fiscal seria realizado no primeiro semestre de 2025.